segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

6ºAno-Sistema Circulatório - O Coração


Coração humano

O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 100 000 vezes por dia.

Circulação, localização e posição

O coração é o órgão central da circulação, localizado na caixa torácica, levemente inclinado para esquerda e para baixo, sendo constituído por uma massa contráctil, o miocárdio, revestido interiormente por uma membrana fina, o endocárdio, é envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.

O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios auriculo-ventriculares (válvulas).
A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias. O coração é um órgão muscular que, no ser humano, tem o tamanho aproximado de um punho fechado.

Constituição

O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão os átrios (aurículas), divididos entre direito e o esquerdo, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo.

Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades está controlada pelas válvulas. As válvulas também servem de meio de comunicação entre os átrios e os ventrículos.

A parte direita do coração está separada da parte esquerda por um septo muscular.

Funcionamento
1.Átrio direito
2.Átrio esquerdo
3.Veia cava superior
4.Aorta
5.Artéria pulmonar
6.Veia pulmonar
7.Valva mitral (aurículo-ventricular)
8.Valva aórtica
9.Ventrículo esquerdo
10.Ventrículo direito
11.Veia cava inferior
12.Valva tricúspide (aurículo-ventricular)
13.Valva aorta (pulmonar)
O coração está constantemente a contrair e a relaxar (esse processo é chamado de síostole e diástole), para bombear todo o sangue do nosso corpo.
A cada contração do músculo cardíaco ( quando o coração bate), o sangue é bombeado para fora do coração. Isso é chamado de sístole. Quando o músculo cardíaco relaxa, o coração enche-se de sangue ( antes do próximo batimento). Isso é a diástole.

PEQUENA e GRANDE CIRCULAÇÃO

A grande circulação é o movimento do sangue que sai pela artéria aorta, vai a todas as células do corpo e retorna, ao coração, pelas veias cavas inferior e superior entrando no átrio direito.

A pequena circulação ou circulação pulmonar é o movimento do sangue que sai do ventrículo direito através da artéria pulmonar, passando pelos capilares pulmonares (hematose pulmonar). Depois de oxigenado o sangue retorna para o átrio esquerdo através das veias pulmonares, seguindo para o ventrículo esquerdo.


Doenças do Sistema Circulatório
-Consulta:

Sem comentários:

Enviar um comentário