quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

6ºAno-Sistema Excretor-Prevenção de Doenças

Prevenção de doenças do sistema urinário

Prevenir doenças do sistema urinário tem que se lhe diga ...

1. Já pensaste o que acontece se os rins não conseguem retirar os resíduos (impurezas) do sangue? A pessoa fica intoxicada com as impurezas (ácido úrico, ureia, etc) e só pode viver quando é ligada a um aparelho de hemodiálise, conhecido por rim artificial, que retira essas impurezas do seu sangue. Há quem tenha de fazer hemodiálise várias vezes por semana; outra solução é fazer um transplante do rim, caso exista um dador compatível.
2. Sabes que a carne nos fornece proteínas indispensáveis ao crescimento e renovação celular; mas sabes também que o peixe, os ovos, as leguminosas e o queijo são também ricas em proteínas ... e que não devemos abusar da carne pois dá origem a uma acumulação de ureia e ácido úrico no sangue.

3. Beber cerca de 2 L de água por dia é das melhores formas de proteger os rins pois ajuda a eliminar resíduos celulares.

4. A higiene da zona genital é também fundamental para evitarmos doenças urinárias; não dês condições de vida aos microrganismos.

Vamos agora pesquisar!! Para tal, proponho uma Webquest-Cuidados com o Sistema Urinário, sob a forma de trabalho de grupo.